A educação inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar para o
aluno de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas
habilidades e dificuldades no aprendizado em grupo. Isso não significa
reduzir as expectativas da turma ou deixar de avaliar os estudantes: as
metas de conquista do conhecimento são estabelecidas em consonância com o
potencial de cada criança. "A escola deve ser um lugar de encontro, de
igualdade, de desenvolvimento.
Para
haver educação inclusiva é necessário que
se compreenda a indispensável interlocução entre
escola regular e escola especial, de forma que seja construída
uma prática cooperativa e global, possibilitando organizar serviços
de apoio mútuo. Essa interlocução é primordial
nos momentos de transição de um modelo educacional para
outro, se concretizando mediante a sua inclusão em eventos de planejamento,
avaliação e monitoramento da ação pedagógica
de ambas as modalidades de ensino. Outra grande contribuição
ficará a cargo de professores e gestores educacionais, assumindo
o compromisso na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos
aos alunos portadores de deficiência e/ou que apresentem alguma
necessidade especial momentânea.
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